Nesta quarta-feira (11), foram realizadas novas avaliações gratuitas para a prevenção do câncer de mama no Hospital Geral de Guarus (HGG). A ação faz parte da campanha municipal do Outubro Rosa, organizada pelo programa municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), da secretaria municipal de Saúde, e que neste ano tem o tema: “Se Ame, Se Toque, Se Cuide”.

As mulheres fizeram o agendamento das avaliações em ação do Outubro Rosa realizada pela secretaria municipal de Saúde no dia 2 de outubro, na Praça do Santíssimo Salvador, onde foram agendadas 125 avaliações, sendo 75 para o HGG e outras 50 para o hospital Dr. Beda. A primeira fase aconteceu no último dia 6 quando 22 mulheres com idade entre 39 e 69 anos foram atendidas.

De acordo com a ginecologista Lara Morales, é fundamental que as mulheres se conscientizem sobre a importância de fazer a avaliação.

— Muitas vezes a doença é silenciosa e os nódulos só passam a ser palpados com tamanho acima de um centímetro. Quando fazemos o diagnóstico precoce a chance de cura é bem maior. Esta avaliação é muito importante para detectarmos se existe algum problema e por isso as pacientes não devem perder a oportunidade – ressaltou a médica, enfatizando que cerca de 20% das mulheres que fizeram o agendamento não compareceram para avaliação.

A secretária de Saúde, Fabiana Catalani, alerta que a ação é de extrema importância para o rastreamento do câncer de mama e que as pacientes também devem aproveitar o contato com o médico para tirar dúvidas.

— O câncer de mama é um dos que mais mata no Brasil e a maioria das mulheres não têm o costume de fazer o autoexame. Avaliações como estas, gratuitas e com profissionais especializados são grandes oportunidades de prevenção à doença. É importante que as mulheres compareçam e tirem dúvidas com o profissional —concluiu.

A dona de casa Elizete Batista, 55 anos, há dois anos não fazia uma avaliação contra a doença e saiu aliviada do consultório. “Precisava muito ser consultada. Quando soube do agendamento gratuito corri para conseguir a vaga. Fui muito bem atendida e estou feliz porque meu exame está normal”.

Fonte: SupCom

COMENTE COM SEU FACEBOOK