A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), vai realizar no dia 24 de novembro o Campeonato Campista de Natação. A expectativa é reunir cerca de 400 competidores de toda cidade, incluindo academias, clubes e escolas, além da Fundação, de 6 a 19 anos de idade. Há mais de 25 anos o município não realiza um evento desse porte, que tem por objetivo fomentar a modalidade esportiva e ao mesmo tempo descobrir novos talentos. As provas no estilo livre vão começar a partir das 8h, na piscina da FME. Os atletas do projeto Paraesporte também vão participar. Em 2017, outra importante competição esportiva foi retomada pela Prefeitura de Campos, os Jogos Estudantis de Campos (JECs) que não eram realizados há uma década.

Os representantes das instituições interessadas em participar devem se dirigir à FME, de 5 a 21 de novembro, para inscrição com o professor Claudio Artiles e retirada do regulamento. Haverá distribuição de medalhas e troféus, para os três primeiros colocados. Cada atleta participante deverá doar 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições filantrópicas do município.

Campos é um grande celeiro de atletas, como o próprio presidente da Fundação Municipal de Esportes, o medalhista campeão do mundo Raphael Thuin, que começou dando as primeiras braçadas nas piscinas da cidade há mais de 25 anos. Foram 23 anos no Clube do Flamengo e 12 na Seleção Brasileira. Ao longo da sua carreira, Thuin conquistou quatro vezes o título de campeão do mundo, duas vezes de Campeão Sul Americano, 19 vezes campeão brasileiro, mais de 50 vezes campeão estadual e campeão e recordista europeu (campeonato do Porto).

— É com enorme alegria e honra que vamos, junto ao prefeito Rafael Diniz, resgatar o Campeonato Campista de Natação, após 25 anos. Hoje, a natação é uma das principais atividades esportivas da FME, atendendo a mais de 2 mil crianças e adultos. Além de ser um esporte que contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas e é uma excelente ferramenta para a formação de caráter e disciplina, formando assim, uma geração mais saudável e comprometida com a sociedade — destacou Thuin.

A Fundação Municipal de Esportes firmou no ano passado uma parceria com a Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (Farj), e realizou três competições e cursos de capacitação com o ex-nadador e medalhista de prata das Olimpíadas 2004, Ricardo Prado, e ainda o maior especialista do Brasil em natação, o comentarista Alex Pussieldi.

— Agradeço a sensibilidade do presidente da Farj, Celso Oliveira, por abrir as portas e oferecer essas chances aos nossos professores e alunos. Todo o trabalho visa qualificar e atualizar os professores de educação física do município, preparando-os para identificar o perfil de um futuro campeão — concluiu Thuin.
Categorias — O Campeonato Campista de Natação vai reunir atletas nas categorias pré-mirim, para crianças nascidas em 2011, mirim 0, nascidos em 2010, mirim 1, nascidos em 2009, mirim 2, nascidos em 2008, petiz 1, nascidos em 2007, e petiz 2, nascidos em 2006. Infantil para os nascidos entre 2004/2005, juvenil, nascidos entre 2002/2003 e júnior, nascidos entre 1999/2001, que vão competir no estilo livre.

Fonte: SupCom

COMENTE COM SEU FACEBOOK