Após ampliar em 20% o número de vagas em creches na rede municipal, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) superou a meta projetada até 2024 do Plano Nacional de Educação (PNE) e a do Plano Municipal para atendimento ao setor. Ao contrário do que ocorre com o ensino fundamental, não existe obrigatoriedade de universalização de oferta em vagas em creche. Entretanto, o plano estabelece que, pelo menos, 50% das crianças de até três anos de idade sejam atendidas. Hoje, mais de 60% são beneficiadas e a previsão é que este percentual ainda cresça.

Para o ano letivo de 2019, foram oferecidas em torno de 3.300 novas vagas e realizadas cerca de cinco mil renovações de matrícula. Outras vagas podem surgir ao longo do ano em decorrência de desistências e transferências. As aulas começam no próximo dia seis.

— O cumprimento dessas metas, feito com responsabilidade com os recursos públicos, exige muito trabalho, muita técnica e capacidade de reorganização de toda a rede. Sem a nova matrícula tais avanços seriam impossíveis — destaca o secretário de Educação, Brand Arenari, se referindo ao novo sistema que conta com maior número de informações dos estudantes e seus responsáveis, além de oferecer acesso mais transparente às vagas.

Campos conta atualmente com 80 creches, todas funcionando em período integral e com todo material oferecido pela prefeitura, como didático, produtos de higiene, fraldas e alimentação. O cardápio da merenda é elaborado por nutricionistas, de acordo com a necessidade das crianças para cada fase de crescimento.

PNE – O Plano Nacional de Educação foi aprovado em 2014 e tem vigência de 10 anos. Dentre suas metas, consta também a de universalização de oferta de vagas para crianças de 4 (Pré II) a 14 anos, o que também acontece em Campos. Seu conteúdo foi criado por uma comissão formada por representantes de universidades federais, do Ministério da Educação, da Secretaria Federal de Articulação com os Sistemas de Ensino e associações. Já o Plano Municipal é de 2015, com vigência até 2025 e estipula a mesma meta.

Fonte: SupCom

COMENTE COM SEU FACEBOOK