A secretaria de educação do município de Campos dos Goytacazes divulgou no dia 07/01/2019 as escolas que funcionarão em tempo integral – São elas o CIEPs do Parque Aurora – Arnaldo Rosa Viana e o CIEPs da Comunidade de Tocos – Francisco Portela, na baixada campista. Uma grande conquista para a educação e para os educadores que prezam por uma educação de qualidade. O grande pai e idealizador desse modelo de ensino foi Darcy Ribeiro, um dos maiores Antropólogos e Educadores da história do Brasil. Através de uma educação de qualidade e transformadora, Darcy propunha mudar a trajetória de vida dos alunos e alunas da rede pública no Brasil.

O modelo de ensino, que foi criado na década de 80 e abandonado e esquecido por muitos anos, hoje é revivido pelo governo municipal de Campos dos Goytacazes através do Prefeito Rafael Diniz e do Secretário Brand Arenari, que tem doutorado em Sociologia e estudou sua graduação na universidade campista criada por Darcy Ribeiro – UENF.

Os grandes educadores brasileiros sempre prezaram e prezam por esse modelo de ensino, onde o aluno entra na escola as 7h30 da manhã e sai as 4:30 horas da tarde, tendo além do ensino de qualidade, atividades físicas, culturais, estudo de outro idioma e qualificação profissional. Tirando as crianças da rua e dando mais oportunidade e dignidade aos alunos.

A educação da nossa cidade ganha nesse momento uma outra concepção pedagógica e cultural, dando início a um novo ciclo de ensino. O governo do Prefeito Rafael Diniz acabou com o sistema da aprovação automática e deu passos importantes para melhorar a qualidade da educação – como as aulas de reforço em disciplinas estratégicas e agora o ensino em tempo integral – que em nossa cidade se chamará (CEMEI) Centros Municipais de Educação Integrais. A perspectiva é que até o final do ano, mais escolas entrem no modelo Integral.

Por: Filipe Coutinho

COMENTE COM SEU FACEBOOK