A primeira pesquisa Ibope depois do início do horário eleitoral na TV e no rádio, divulgada nesta segunda-feira, aponta que os candidatos Eduardo Paes (DEM) e Romário (Podemos) estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Rio. O ex-prefeito do Rio aparece com 23% das intenções de voto contra 20% do senador. O levantamento foi encomendado pelo GLOBO e pela TV Globo.

Os candidatos do DEM e do Podemos foram os únicos que cresceram acima da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na última pesquisa, realizada entre os dias 17 e 20 de agosto, Romário aparecia com 14% das intenções de voto, seguido por Paes, com 12%. Anthony Garotinho (PRP) aparece nesse levantamento com os mesmos 12% que tinha na pesquisa anterior.

O vereador Tarcísio Motta (PSOL) aparece na pesquisa divulgada hoje com 5%; mesmo percentual da pesquisa anterior. O deputado federal Indio da Costa variou dentro da margem de erro e passou de 3% para 4%. Pedro Fernandes (PDT) continua com os mesmos 2% do levantamento anterior. Marcelo Trindade (Novo) variou na margem de erro, de 1% na pesquisa anterior para 2%. Já Marcia Tiburi (PT) passou de 2% para 1%.

O número de votos em branco e nulos despencou: passou de 35% para 20%. Outros 9% disseram não saber ou não responderam em quem vão votar. No levantamento anterior, esse percentual era de 11%.

André Monteiro (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU) e Wilson Witzel (PSC) apareciam com 1% na pesquisa anterior e mantiveram o percentual neste levantamento, enquanto Luiz Eugênio (PCO) não pontuou em nenhuma das pesquisas.

SIMULAÇÃO DE SEGUNDO TURNO – O Ibope também fez simulações de segundo turno. Num cenário entre Paes e Garotinho, o ex-prefeito do Rio venceria por 41% a 20%. Os que não souberam, não responderam ou os que votariam em branco e nulo somariam 39%.

Num eventual segundo turno entre Paes e Romário, o candidato do DEM teria 37% contra 31% do senador. Nesse cenário, 32% disseram estar indecisos ou votariam em branco ou nulo.

Numa outra simulação, Romário teria 40% contra 21% de Garotinho. Nesse caso, 39% disseram estar indecisos ou votariam em branco ou nulo.

A pesquisa do Ibope também mediu o índice de rejeição dos candidatos ao governo estadual, ou seja, em quem os eleitores responderam que não votariam de jeito nenhum. Garotinho é o candidato mais rejeitado, por 50% dos eleitores. Em seguida, aparecem Paes, com 27%; Romário, com 22%; Indio, com 16%; Tarcísio, com 13%; Na pesquisa anterior, a rejeição de Garotinho era de 55%, a de Paes, 38% e a de Romário, 23%. Indio tinha 18% e Tarcísio, 12%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro, com 1.204 eleitores em 39 municípios. O nível de confiança é de 95%, e o levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº RJ 01952/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR‐08034/2018. A pesquisa foi contratada por Globo Comunicação e Participações S/A e Editora Globo S.A.

COMENTE COM SEU FACEBOOK