A Prefeitura de Campos vai restaurar os postes decorativos réplicas de modelos antigos, que estão quebrados e enferrujados, do Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro. Para isso, a superintendência de Iluminação Pública deu início ao processo de substituição temporária das estruturas para que o trecho não fique sem iluminação durante os serviços. A medida faz parte do projeto de modernização da iluminação no Centro Histórico, com melhorias já iniciadas em 450 pontos de 31 ruas da área. Todos os serviços devem ser finalizados em até cinco meses.

No Calçadão, as equipes já começaram a instalar os postes provisórios de 6 metros. Segundo o superintendente de Iluminação Pública, Daniel Duarte, as réplicas de modelos antigos oferecem riscos a transeuntes.

—Temos no calçadão postes decorativos, mas estão enferrujados, parcialmente quebrados e representam riscos pelo fácil acesso à fiação. A recuperação deles, neste momento, é uma medida de segurança e já iniciamos o orçamento da reforma. Como é uma área de fluxo intenso de pessoas e somente podemos fazer essas intervenções durante a madrugada, vamos precisar, quando chegar a hora, mover estes postes para o devido conserto, o que deve levar algumas semanas. Durante este período, os postes comuns farão a iluminação, sem prejudicar a segurança da população ou dos comércios locais. Após o conserto, os decorativos voltam aos seus lugares de origem no calçadão — comentou, enfatizando que os postes provisórios de 6 metros têm destino certo: “Eles fazem parte do projeto de revitalização da Orla II (Lapa)”.

As equipes estão nas ruas do quadrilátero histórico realizando a troca das luminárias para modelos de LED, mais eficientes e duráveis. Trechos da rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa) e da avenida Dr. Hélion Póvoa (ao lado do viaduto), por exemplo, já receberam as melhorias.

Na Praça São Salvador, os postes laterais serão substituídos e darão lugar a novos postes com braços duplos de luz. “Os postes hoje iluminam apenas as vias. Vamos instalar outros postes de iluminação voltados tanto para a praça quanto para as vias. É um pedido do prefeito Rafael Diniz a melhoria e modernização da iluminação do Centro, atendendo a pedidos de quem frequenta, mora e dos comerciantes”, completou Daniel.

A modernização da iluminação nas 31 ruas do quadrilátero histórico do Centro de Campos — composto pelas avenidas José Alves de Azevedo (e o prolongamento Dr. Hélion Póvoa), XV de Novembro, Rua Marechal Floriano e Rua Tenente Coronel Cardoso — somada à recuperação dos postes decorativos do Calçadão devem levar até cinco meses para serem concluídas.

Outros – Atualmente, também passam por melhorias na iluminação a Orla I, em Guarus, e a avenida José Carlos Pereira Pinto, que começará em breve.