Dando sequência ao projeto Trânsito Seguro, o Grupamento de Ronda Escolar (GRE), vinculado à Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou nesta segunda-feira (10), em dois turnos, uma nova fase de atividades. Através de apresentação lúdica e encenação teatral, a programação terá sete datas durante o mês de setembro. Serão seis ações dedicadas a alunos — de 6 a 12 anos — das redes municipal, estadual e particular, e também um encerramento aberto ao público. Foram inscritas 11 unidades escolares, contemplando 840 estudantes. Uma das oportunidades será na Praça do Santíssimo Salvador e contará com a visita da Ronda Escolar de Quissamã.

A abertura desta etapa teve orientações sobre trânsito na sede da GCM a alunos do Centro Educacional Toledo Jardim de Infância Pedacinho do Céu. Em interação com as turmas, os personagens Nina, Norma, Ruan e Tipo levaram as crianças a conscientização relacionada a fatores como respeito a deficientes, pedestres e a sinalização.

— O intuito está na instrução a estes que a partir dos seis anos começam a compor nosso trânsito como pedestres e que serão nossos futuros condutores de veículos. É um assunto sério, um aprendizado importante, sendo passado a eles de maneira leve e divertida. Assim o serviço tem um alcance capaz de ser carregado pela vida toda, e possamos chegar a um trânsito mais educado e civilizado, o que entendemos como necessidade — pontuou a agente da GCM Silvana Peixoto, palestrante da Ronda Escolar.

A encenação mostra a meninada o percurso da casa à escola com segurança, seja andando, de bicicleta, carro ou ônibus, com amostras das atitudes corretas a serem praticadas em cada uma das situações.

— Nos interessamos após a divulgação por parte da Guarda e logo viemos nos inscrever. Hoje nos certificamos do quão interessante e bacana é esse projeto. Essa conscientização em trânsito, passando dos agentes as crianças, tende a chegar aos pais e assim proporcionar uma evolução ao trânsito do município. São noções básicas, pequenas coisas, mas com enorme diferencial e que merecem todo o incentivo — declarou a diretora Centro Educacional Toledo Jardim de Infância Pedacinho do Céu, Odenise Toledo.

Nesta terça-feira (11) será recebida na GCM o Externato Pica-Pau, também em dois turnos. Também haverá exposições abertas ao públicos nos dias 17, 24, 25 e 28 18, na sede da Guarda e no dia 18, na Praça do Santíssimo Salvador.

Fonte: SupCom

COMENTE COM SEU FACEBOOK